segunda-feira, 15 de novembro de 2010

OBJETIVO

Incentivar as pessoas a terem uma boa alimentação, exercer uma atividade física e viver bem com a própria saúde.

SOBRE A OBESIDADE

A obesidade é o maior problema de saúde da atualidade e atinge indivíduos de todas as classes sociais, tem etiologia hereditária e constitui um estado de má nutrição em decorrência de um distúrbio no balanceamento dos nutrientes, induzindo entre outros fatores pelo excesso alimentar.

A obesidade se define como o excesso de tecido adiposo. Em homens adultos esse tecido não deve ultrapassar 20% da massa corporal. Nas mulheres a taxa de 25%. Ela pode ser endógena ou exógena. Esta é ocasionada por excesso de ingestão calórica em relação as necessidades do organismo. A endógena é motivada por uma alteração do nível psicológico, fisiológico ou metabólico.

CAUSAS...

É possível que alguns obesos apresentem deficiência de certos neurotransmissores que, em parte, controlam a saciedade. Entre esses podemos citar a serotonina.
A obesidade pode provocar alterações das funções e da estrutura cardíaca, pode levar a insuficiência cardíaca congestiva, e também a enfarte e morte se houver doença caronariana. Relaciona-se com a hipertensão arterial, alterações lípicas e com diabetes mellitos. Aumenta-se o índice de morte por processo cardiovascular.

ALGUMAS DICAS

A comida em excesso dilata o estômago, retarda a digestão, torna a pessoa preguiçosa, indolente, sonolenta. Comer em excesso não é alimentar-se bem. Por isso mesmo devemos parar de comer quando ainda temos vontade de comer um pouco mais.
O sedentarismo é a causa mais importante do excesso de peso e da obesidade. Por esse simples motivo, a atividade física tem que ser o primeiro item de qualquer programa realista de tratamento da doença. A pessoa sedentária deve começar reeducando-se em suas atividades cotidianas. A partir daí, abre-se espaço para uma atividade física sistemática. Mas é preciso que seja uma atividade aeróbica (caminhada, esteira, corrida, bicicleta, hidroginástica, natação, remo, dança, ginástica aeróbica de baixo impacto etc.), com elevação da freqüência cardíaca a até 75% de sua capacidade máxima.
Nessas condições, a primeira coisa que o organismo faz é lançar mão da glicose, armazenada nos músculos sob a forma de glicogênio. Depois de aproximadamente 30 minutos, quando o glicogênio se esgota, o organismo começa a queimar gordura como fonte de energia.
        As dietas restritivas devem ser evitadas. Até porque, exatamente pelo fato de ser desbalanceado, o organismo se defende espontaneamente delas, fazendo com que, após um período de restrição, a pessoa coma muito mais. O que o indivíduo precisa, isto sim, é buscar uma mudança no estilo de vida, pois os fatores comportamentais desempenham, de longe, o papel mais importante no emagrecimento.

CONCLUSÃO

A obesidade relaciona-se com dois fatores preponderantes: a genética e a nutrição irregular. A genética evidencia que existe uma tendência familiar muito forte para a obesidade, pois filhos de pais obesos têm 80 a 90% de probabilidade de serem obesos. Sem os cuidados, podemos ter dificuldades para voltar ao nosso estado normal.
Uma boa alimentação, atividades físicas e força de vontade são ótimas aliadas nesse combate à balança.